Ronaldinho e 'Loco' Abreu são presenças certas no clássico deste domingo
A maior rivalidade do Rio de Janeiro nos últimos anos vai ter mais um capítulo na noite deste domingo, quando Botafogo e Flamengo se reencontram às 18h30 (de Brasília) no Engenhão, em confronto válido pela sexta rodada da fase de classificação da Taça Rio.

ACOMPANHE O JOGO NO ESPN.COM.BR/TEMPOREAL

As duas equipes decidiram o Estadual nos últimos quatro anos e têm protagonizado jogos emocionantes, com a maioria deles terminando empatado. Foi assim nas semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do estadual, quando o 1 a 1 forçou a disputa de pênaltis, vencida pelo Rubro-Negro.

Dessa vez, no entanto, não há um título em jogo. Porém as duas equipes entram em campo precisando de uma vitória para não se complicarem na luta por uma vaga nas semifinais. O Rubro-Negro, que vem de uma vitória de 2 a 0 sobre o Duque de Caxias, aparece com 12 pontos no Grupo A, mas está longe de viver uma situação tranquila, pois se encontra atrás do Vasco e tendo Boavista e Americano como concorrentes na briga pela vaga. O Botafogo, que tropeçou na rodada passada ao empatar por 1 a 1 com o Resende, é o vice-líder do Grupo B com 11 pontos, mas dificilmente vai seguir na zona de classificação em caso de tropeço.

Ronaldinho e 'Loco' Abreu são presenças certas no clássico deste domingo
Crédito da imagem: Fotos: Vipcomm e AE/Montagem: ESPN
O histórico recente das duas equipes serve de alerta até mesmo para quem participou pouco dos últimos confrontos ou somente os acompanhou pela televisão. Casos dos técnicos Vanderlei Luxemburgo, presente apenas no duelo das semifinais, e Caio Junior, que vai defender o Glorioso pela primeira vez no clássico. Ambos acreditam em um duelo muito equilibrado.

"O jogo deste domingo tem tudo para ser muito equilibrado, pois as duas equipes estão precisando do resultado, possuem jogadores capazes de desequilibrar e pretendem dar o mínimo de espaço para o adversário. Acredito em uma partida decidida nos detalhes, por aquele time que errar menos. O histórico do confronto tem sido assim e não acredito em algo muito diferente neste domingo", analisou Caio.

Vanderlei Luxemburgo concorda com o colega botafoguense. "Flamengo e Botafogo empataram a maioria dos jogos recentes e decidiram quase todos os títulos do estado nos últimos anos. Isso serve para esperarmos uma partida muito equilibrada e decidida mais uma vez nos detalhes. Assim como nos encontros anteriores, a necessidade de vitória é real para as duas equipes e fica difícil fazer qualquer tipo de previsão. O que podemos fazer é nos preparar da melhor maneira possível e isso foi feito ao longo desta semana", disse Luxa, que nos tempos de jogador defendeu as duas camisas.

Para os jogadores que viveram essa rivalidade recente, o jogo já faz parte da rotina do Campeonato Carioca e por isso mesmo ganhar o clássico se tornou uma questão de honra, ainda mais sob o risco de ficar de fora das semifinais.

"Os confrontos com o Botafogo já fazem parte da rivalidade do futebol carioca e nenhuma das duas equipes cogita a possibilidade de perder. Nos últimos anos quem sai derrotado sofre muito nos dias seguintes e o ganhador pega moral muito grande. Ninguém quer perder mais uma vez, pois dessa vez a derrota pode custar a chance de brigar pelo título da Taça Rio. Espero que o Flamengo esteja inspirado e possa comemorar no fim", disse o lateral Leonardo Moura.

Até mesmo quem não participou muito desta rivalidade sabe da importância de uma vitória neste domingo. Caso do zagueiro João Filipe, que lembra que o jogo tem um caráter mais decisivo para o Botafogo.

"Para o Botafogo o jogo é ainda mais importante, pois um tropeço pode nos deixar de fora das semifinais e nos tirar da decisão do Estadual. O Botafogo tem jogado essa decisão há cinco anos e não queremos deixar o clube de fora neste momento. Portanto, creio que entraremos em campo mais pressionados, pois o Flamengo já ganhou o primeiro turno. Mas este é o melhor momento para mostrarmos muita tranquilidade e conquistarmos os três pontos", disse o defensor.

As duas equipes estão escaladas para este compromisso. No Botafogo, Caio Junior gostou da atuação na vitória de 3 a 0 sobre o Paraná Clube, no meio de semana, que rendeu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Sendo assim, ele vai promover apenas uma alteração e mesmo assim forçada. O lateral esquerdo Márcio Azevedo, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Resende e está suspenso, dá a vaga ao volante Somália, que cumpriu suspensão contra os paranaenses e reaparece improvisado no setor.

Pelo lado do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo vai manter a base que derrotou o Duque de Caxias, também com apenas uma alteração. O atacante Deivid ganha mais uma chance de mostrar serviço entre os titulares. Sendo assim, Wanderley ficará como opção no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA:BOTAFOGO X FLAMENGO

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10 de abril de 2011 (Domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Magalhães (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa (RJ) e Luiz Muniz de Oliveira (RJ)

BOTAFOGO: Jéfferson, Alessandro, Antônio Carlos, João Filipe e Somália; Arévalo, Marcelo Mattos, Bruno Tiago e Everton; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Caio Junior

FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David e Rodrigo Alvim; Maldonado, Willians, Thiago Neves e Renato Abreu; Ronaldinho Gaúcho e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo