sábado, 15 de fevereiro de 2014

Sanfoneiro potiguar desbrava o continente europeu



Jovem, mas destemido, o natalense Rogerinho do Acordeon decidiu deixar o Rio Grande do Norte em 2004 e desbravar o mercado musical da Europa. Hoje, ele é um dos principais forrozeiros em atividade em países europeus, principalmente em Portugal, onde mora. Mesmo assim, Rogerinho ainda alimenta o sonho de fazer sucesso no Brasil.

“Vim para a Europa em busca de novas experiências e de tentar encontrar uma forma de ter qualidade de vida melhor. Mas, com certeza, fazer sucesso em casa é o sonho de qualquer artista. Ainda tenho alguns objetivos aqui na Europa antes de voltar para Natal, o que acredito que deverá acontecer muito em breve”, revela.

Rogerinho começou a tocar ainda com 14 anos. Aos 15, já se apresentava acompanhando outros artistas e bandas de forró do RN. O sanfoneiro tem 16 anos de carreira e experiência de sobra na bagagem. Além de Portugal, onde mora atualmente, na Cidade do Porto, ele já morou em Londres, na Inglaterra, logo que se mudou para a Europa.

De 2004 para cá, Rogerinho do Acordeon apresentou e continua apresentando seu trabalho solo em países como Suíça, França, Alemanha, Rússia e Espanha, bem como a própria Inglaterra e Portugal. Na entrevista concedida à Revista Forró, por exemplo, o sanfoneiro estava em Zurique, na Suíça, para participar de em uma festa trimestral de forró, considerada um dos maiores eventos de música brasileira na Europa.

Questionado sobre o estilo do forró que pratica para os europeus, Rogerinho do Acordeon respondeu: “tenho na minha raiz o forró puro, mas aceito muito bem todas as variações que esse estilo ganhou com passar dos anos. Eu sou um dos que defendem que a música está sempre em transformação e que nós artistas brasileiros temos esse talento de misturar bem os ritmos e inovar. Busco fazer isso, sem esquecer que sou sanfoneiro, nordestino e tenho compromisso com minha origem forrozeira”.

Tal origem, aliás, faz com que o músico cante a maior parte dos shows em português, embora faça, em inglês, algumas canções conhecidas internacionalmente, para agradar todos os públicos e colocando os europeus para dançar. “No geral, eles não sabem dançar, mas são muito disciplinados e aprendem rápido, até porque, aqui, em cada lugar que tem forró, tem sempre aulas com ótimos professores”. Agora no Verão 2014, quando é inverno na Europa, Rogerinho do Acordeon estará em solo brasileiro, fazendo shows no RN e outros estados.




Matéria publicada na Revista Forró

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTA NO BLOG FERNANDO.COM SEU PORTAL DE FORRÓ